Minha foto

Sou o tipo de pessoa incansável. Faço de tudo o tempo todo e gosto de construir resultados. Locutor, apresentador, colunista, escritor e defensor da língua alemã Hunsrickisch, apaixonado pela música alemã e pela culinária, tenho por hobby cozinhar, pintar quadros a óleo e tocar contrabaixo. Eletrotécnico de carreira, me aposentei nesta profissão, e agora, além de manter ainda minha oficina eletrônica trabalho como voiceover internacional em e-learnings e wbt. Amo tudo o que faço.

sábado, 15 de novembro de 2008

♥ Iniciando o Blog

Como sempre tive a vontade em manter firme e presente a língua alemã falada pelos nossos antepassados imigrantes, resolvi criar este blog para trazer textos que foram escritos por mim durante anos em colunas de jornais locais.
São dois nomes de colunas: Bissie Gelô (pequenas mentiras) onde conto histórias interessantes, muitas vezes hilárias que foram acontecendo e foram sendo transmitidas de geração em geração.
A outra coluna: Hin Un Hea (por aí) é mais séria e transcreve para o alemão Hunsrickisch os assuntos do dia-a-dia, ensinamentos e reflexões.
Também vejo neste blog uma forma de resgatar a memória de meu tio, padre Balduíno Rambo, o qual escrevia colunas em alemão Hunsrickisch em revistas e jornais, entre 1930 e 1960, defendendo ferrenhamente a idéia de que mantivéssemos viva esta maravilhosa língua. O Hunsrickisch é uma língua muito interessante: seu som e suas palavras são parecidos com o alemão clássico mas tem estrutura parecida com o inglês.
"Se eu conseguir ensinar ou reensinar o Hunsrickisch pelo menos a uma pessoa já terá valida a pena estas horas de dedicação postando textos e traduções neste blog."

Nenhum comentário:

Postar um comentário