São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

domingo, 13 de junho de 2010

Bissie Gelô: Die Lauss Buwe



    DIE LAUSS BUWE

Ouça esta história gravada aqui: Hea das graveadne chteck do hia:




    Es wóre mohl di tsaite wo di lait sinn fill me in die kérrich gang als haitsestóhe.
De phóda, obwohl ea altmodisch wó, hot so lamsam alla sotte dings óngeholl als wie die frólait mit kotz tsaich in die kérrich gehn, oda ea ohne batine blaiwe.
Die phódre harre awa doch ima gement sie herre di recht in sain wetta un niemand kent gegend si schpreche. Un dan, wenn ene phóda schlecht uf geraumt wód, dan horra gesód in sain prêdich:
    – Liewe lait: Gottes is en gut person awa kan sich net foa schtelle das es die giebt wo alles fawecksle un ménne kente unsa religion una dem hunt halle.
Die lait schpitze dan die ohre in de kérrich fa sihn wie es geschpreech waita geht. De phóda sehd waita:
    – Dea frólait wo di pill am drinke sait, dea geht all in die hell. Wall, Gottes sód die natua mist sich sellebst regiere una de lait, un so sinn sie di natua am tswinge tsum andere weg. Un dieses is gegend Gottes.
    Die frólait guke all so chepp unnanna, wall sie wisse das in de gans comunited, all sie di pill ennholle un ken fró find es als es en sind weat. Die menna schlicke so rau tswischen em criole gerruch, gucke in de links sait em corredoa fon de kkérrich, un sinn etliche drunna wo so chpetlich nô sai fró gekukt hon un gelacht hon. De phóda chprecht waita:
    – De man wo kiftiche gedanken hot iwa die frolait, de is am sinde. Noch net mohl, in de tróme kan de man sich mit de frólait fallire, wall dan is es sind doppelt: de eascht, wall ea kiftich am tróme is mit en fró, un tswettes, wall gemena tsait di fró mit wehm ea am tróme is, is en fahairate fró.
    Die lait guke all ruich no dem phóda sain eclierung, awa fill denke fa sich es weat net genau so wie de phóda es am sóhn weat.
    Friasch hot es dan die phódre gieb wo mechtich iwa die predicht uf die kansel geschlón hon mit de faust. Es hot gehummad dôrrich die gans kérrich un die lait hon sich all so samma gebilt. Niemand hot sich mê gemescht.
In denna tsaite hot es awa óh die schlimme buwe gieb. Sie sinn dan lauss buwe gennént gieb un sie wollte dem phóda sain predicht fassaue. Sie wóre dem phóda sain regierung satt. Do, samstags mittags, sinn sie in die kérrich gang un hon die kansel foll néhel geklopt. Demnô hon sie die kepp ab geschnitt. Do sinn die schpitze nohre so aus de kansel kom.
    Am andere tóh, sontags, hot de phóda óngefang se prediche uf de kansel iwa Christus sain lewe, do sóra:
    – Do hot Christus die hende gehob un sód fa Gottes: "Liewa Gott! Mea hon uf de Eat     fieles se fabessre un, ...
... Do horra die hende uf die kansel gehau fa dem schprooch emfasis giebe, do horra sich we gemacht an de abgeschnitne néhel. Ea hot waita geschróit:
    –  Do sód Gottes: "Wea sinn die lauss buwe wo mich so belaidiche tswischen de mess?"
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     Meias Verdades

    Os Malandros


    Era uma vez o tempo em que as pessoas iam muito mais à missa do que atualmente. O padre, apesar de ser antiquado, aos poucos começou a aceitar atitudes como as mulheres entrarem na igreja de roupa curta ou ele ficar sem batina. Mas os padres sempre achavam que eles tinham razão e que ninguém podia contradizer ao que diziam. E então quando um padre estava mal humorado, ele dizia no seu sermão:
    - Queridas pessoas: Deus é uma boa pessoa mas ele não pode imaginar que existem pessoas que trocam tudo e acham que podem manter nossa religião abaixo do cachorro. As pessoas então apontam as orelhas na igreja para ver como a conversa continua. O padre continua dizendo:
    - Vocês mulheres que estão tomando a pílula, vocês vão todas para a o inferno! Porque Deus disse que a natureza se rege por si só entre as pessoas e assim estão orientando a natureza para outro caminho. E isto é contra Deus.
    As mulheres olham todas atravessadas entre si porque sabem que em toda a comunidade as mulheres tomam a pílula e para nenhuma delas isto é considerado pecado. Os homens engolem amargo no meio do cheiro do palheiros e olham para o lado esquerdo do corredor da igreja, e tem alguns que olham engraçado para suas mulheres e riem. O padre continua dizendo:
    - O homem que tem pensamentos envenenados relativos a mulheres está pecando. Ainda nem, no sonho o homem pode se perder com uma mulher porque então é pecado dobrado, afinal, ele primeiro peca por estar sonhando com mulher e em segundo, porque geralmente no seu sonho com uma mulher está uma mulher casada.
    As pessoas olham todas quietas para a explicação do padre, mas muitas pensam que isto não é exatamente assim como o padre falou.
    Antigamente, então existiram aqueles padres que batiam muito no púlpito com a mão em punho. Isto ecoava por dentro da igreja e as pessoas se encolhiam. Ninguém mais se mexia.
    Naquele tempo também existiam os rapazes moleques. Eles então eram chamados de malandros e eles estavam dispostos a estragar o sermão do padre. Eles estavam cheios das leis do padre. Então, sábado de tarde, eles entraram na igreja e encheram o púlpito de pregos. Depois, cortaram fora as cabeças dos pregos. Então só apareciam as pontas no púlpito.
    No dia seguinte, domingo, o padre começou a falar sobre a vida de Cristo sobre o púlpito. Então disse:
    - Então Cristo levantou as mãos para  o Céu e disse a Deus: "Querido Pai! Temos muito o que melhorar sobre a terra e, ....
...Então ele bateu o punho sobre o púlpito para dar ênfase a sua fala, se machucou nos pregos cortados. Então ele continuou gritando:
    - Então disse Deus: "Quem foram os malandros que estão me atordoando na missa?"
(Qualquer semelhança é mera coincidência).