São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aprendendo o Hunsrickisch - 29 - Frases

FRASES SIMPLES DO DIA-A-DIA: Gewênliche setsa fom tóh-tsu-tóh:

Ouça estas frases aqui: Frases.mp3


1. Quando você chegou? Eu pensei que você só iria voltar no mês que vem.
Wann bist du komm? Ich hat geménnt du kehmst nohre retua am negste monat.

2. Depois que eu fui morar na cidade nunca mais voltei para o campo.
No dem ich in di chtatt wohne gang senn, senn ich nii meh retua komm tsu dem kamp.

3. Quando você voltar me traz um presente, afinal, eu mereço!
Wann du retua kommst, bring mea en gechenk mit wall tsum ende, ich hon es fadient!

4. Vou colocar agua no fogo para esquentar e fazer um café fresquinho e cheiroso.
Ich tuhn es wassa uf's fáia fa es hitse un ene frische un riichliche kafiche mache.

5. Quem te ensinou a falar hunsricka?
Wea hot dich gelénnt hunsricka chpreche?

6. A minha avó só aprendeu a falar o português depois que casou.
Main vovo hot nohre gelénnt potuguiesich chpreche no sainem hairate.

7. Eles se conheceram numa festa e desde então estão namorando.
Di hon si kenne gelénnt uf en fest und tsait dem, senn se am namorire.

8. Eu encontrei com uma tia que não via há muitos anos. Quase não a conheci. Ela envelheceu bastante!
Ich hon mit en tante getroff wo ich chon fiele ioa nimmi gesihn hat. Negst hon ich se net meh gekent. Si is mechtich faêlltat.

9. Eu não posso acreditar! Você não passou na escola e ainda me pede uma bicicleta no Natal?
Das kann ich net klóove! Du bist net dôrrich komm in de chuul un tust ma noch en biciclet fallange fa di Wainachte?

10. Eu ganhei um presente muito bonito: um cartão do meu filho dizendo: te amo papai!
Ich honn en mêchtich chehn gechenk grid: ene carton fon mainem son wo so sed: ich liebe dich fatta!

11. Ela tem mêdo que os pais descubram que ela está namorando com o vizinho.
Das hot bang saine elltre dêere es raus finne das das ene nochba am namorire is.

12. Quando você encontrar com alguém que fala hunsricka aproveita para praticar senão você acaba esquecendo o que aprendeu quando criança
Wenn du iemand ón treffst wo hunsricka chprecht, nuts es um praktitsire, wenn net fallénst du alles was du alls kent gellént host.

Nenhum comentário:

Postar um comentário