São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

domingo, 11 de janeiro de 2009

Aprendendo o Hunsrickisch - 30 - Verbo Irregular

Verbo Irregular ESTAR - SENN GEWÊES

Ouça este texto aqui: verbo irregular ESTAR.mp3

Este verbo composto é interessante, pois ele aplica toda a conjugação do verbo irregular: SER acrescido do particípio do verbo ESTAR - ESTADO (Gewêes). E o mais incrível é que nesta combinação, conjugando o verbo que significa ESTAR, a interpretação desta combinação vem a significar: TER ESTADO. Ou seja: eu tenho estado (eu estou) tu tens estado (tu estás)... e assim por diante.

Ausgerregeldne verb SENN GEWÊES

Presente: Ich senn gewêes, du bist gewêes, de is gewêes. Mea senn gewêes, dea sait gewêes, di senn gewêes.

Pretérito perfeito: Ich wód gewêes, du wóst gewêes, de wód gewêes. Mea wóre gewêes, dea wód gewêes, di wóre gewêes.

Pretérito imperfeito: Ich mecht gewêes senn, du mechst gewêes senn, de mecht gewêes senn. Mea mechte gewêes senn, dea mecht gewêes senn, di mechte gewêes senn.

Futuro do presente: Ich will senn, du willst senn, de will senn. Mea wolle senn, dea wollt senn di wolle senn.

Futuro do pretérito: Ich mecht senn, du mechst senn, de mecht senn. Mea mechte senn dea mecht senn, di mechte senn.

Gerúndio: am gewêes senn.

Particípio: gewêes.

Exemplos - Baichpille:

Ele foi trabalhar mesmo estando doente.
De is chaffe gang obwohl ea krank am gewêes senn.

Eu estive fazendo meu trabalho corretamente e assim estou feliz com o resultado.
Ich wód gewêes main órwed gans richtich am mache un so senn ich froh gewêes mit dem resultód.

Eles estarão no meio da plantação para fazerem uma fotografia.
Di wolle in de mitte plantóoj senn fa en fotografii mache.

Vocês estariam em melhores condições se tomassem um banho.
Dea mecht gewêes senn in bessre conditsionen wenn dea aich bóde gengt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário