São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

domingo, 23 de novembro de 2008

☺ Aprendendo o Hunsrickisch 16

Frases do dia-a-dia

1. Ela tem até mêdo de matar barata
1 - Si hot bis bang en barats umm bringe

2 .Eu não agüento mais!
2 - Ich halle es net meh aus!

3. Por qual motivo ela parou de ir à escola?
3 - Welche motiif hot ea gehat fa nôlosse in di chuhl se gehn?

4. A vida está difícil!
4 - Es lewe is chlimm!

5. Você está de brincadeira comigo?
5 - Bist du en chpillung mit mea am mache?

6. Isso é um absurdo!
6 - Das is etwas unnmêchliches!

7. Quem te contou isso?
7 - Wea hot dea das fatseld?

8. O tempo hoje está horrível
8 - Di tsait is hait iwa êglich

9. Eu não ligo para isso!
9 - Ich kimmre mich net driwa!

10. Você matou o rato que apareceu na cozinha hoje de manhã?
10 - Host du di rat caput gemacht wo hait móind in de kich tsum foaschain komm is?

11.Você trouxe o remédio que eu te pedi?
11 - Host du di meditsin wo ich fallang hat mit gebrun?

12. Você pode levar esse casaco e dar para mamãe?
12 - Kanst du de iakke mit holle (ou némme) un de muddi gewe?

13. O médico pediu para você trazer o papai aqui para ele examinar.
13 - De dokta hot fallangt du sollst de pábai bringe fa dê de examinire.

14. Se você não melhorar da febre eu vou levar você para o hospital.
14 - Wenn's du net mit dem fiiwa fabess're tuust, fiire ich dich in das krankenhaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário