São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

☺ Aprendendo o Hunsrickisch 12

TRADUZINDO FRASES DO DIA-A-DIA:


1: ele foi criado só falando em hunsricka
1 - de is getsô gib nua im hunsrickische chprooch

2: você se lembra o nome daquele senhor que morreu ?
2 - Denk's (denk es) du noch an de nóme fon dem man wo geschtorreb is?

3: eu já esqueci muita coisa em hunsricka mas eu entendo quase tudo
3 - Ich hon chon fill dings in hunsrickisch fagess awa ich faschtehen negst alles

4: eu perdi a chave da minha casa e quem a encontrou foi meu primo
4 - Ich hon de chlissel fon main haus faloa un wea de gefunn hot wód maine priime

5: a casa dele é do lado da minha e não atrás da minha
5 - Sain haus is newa maines un net hinna maines.

6: aonde você trabalhava antes de trabalhar aqui?
6 - Wo host du foa hea geschaft eb du hia geschaft host?

7: veste este casaco que lá fora está muito frio!
7 - tuh de iakke óon wall iaus is es mêchtich kalt!

8: quando eu falar uma palavra errada você pode me corrigir!
8 - wen ich en wótt fakead chpreche kann'st mich ruich énnre!

9: se os pais dele tivessem falado sempre em hunsricka com ele de certo ele estaria falando bem melhor
9 - wen dem sain eltre herre de hunsrickisch mit ihnem geschproch, so sicha wi alles wet ea es bessa am chpreche

10: ele saiu do emprego ou foi mandado embora?
10 - is de aus de órwed gang oda is ea fott geschikt geb?

11: você sabe dirigir?
11 - wées du fóore?

Nenhum comentário:

Postar um comentário